Copa da Cerveja POA

Segunda Edição | 14, 15 e 16 de Novembro de 2018

Porto Alegre, a capital com maior número de cervejarias artesanais do país, é o palco perfeito para um concurso cervejeiro. Assim, a Matinê Cervejeira e o Festival da Cerveja POA tem a alegria de anunciar a sua segunda edição da Copa da Cerveja POA. Novamente o projeto contará com um renomado júri, composto por expoentes internacionais, nacionais e regionais do segmento cervejeiro. A seleção criteriosa na definição do grupo de juízes e o extremo cuidado na construção dos processos da competição tem como objetivo consolidar o ambiente qualificado e justo, construído na edição passada, tornando-o uma referência em avaliação profissional de cervejas.

Sensíveis às sugestões e críticas dos participantes e juízes, propusemos mudanças na CCPOA, com vistas à clareza e transparência do início ao fim nos processos de recepção, armazenamento, transporte e julgamento das amostras. Como concurso feito por cervejeiros para cervejeiros, as operações foram detalhadamente planejadas para que os participantes sejam sempre atendidos de forma célere, respeitosa e profissional. Através do software de avaliação, a devolução se manterá ágil e padronizada, proporcionando feedbacks assertivos e úteis na construção/manutenção de cervejas com padrão de excelência. 

Participe!

JUÍZES INTERNACIONAIS

​Richard Toro Carrillo (Chile)

Head brewer e co-Fundador da Meltor Brewery, é Cicerone e Certified Beer Server. Desde 2016, assume a área de produção na Cerveza Bundor.

Melissa Cole (Inglaterra)

Jornalista, autora de livros cervejeiros, sommelière de cervejas e cicerone certificada pelo Cicerone Certification Program.

​John Palmer (Estados Unidos)

Engenheiro com experiência em programas espaciais, "papa" do movimento homebrew norte-americano, é autor do livro How to Brew.

Averie Swanson (Estados Unidos)

Bióloga, mestre
cervejeira da cervejaria Jester King (EUA), é especialista no estilo
mixed culture e em fermentação, assuntos sobre os quais também dá
aula

Steve Luke (Estados Unidos)

Ex-cervejeiro da Elysian Brewing (Seattle, WA) e fundador e cervejeiro da Cloudburst Brewing (idem). Criador de receitas famosas nos tempos de Elysian.

​Pat Fahey (Estados Unidos)

Master Cicerone®, juiz no Great American Beer Festival e membro do Beer &Food Working Group

Jerry Gnagy (Estados Unidos)

Formado em Marketing Empresarial, foi mestre-cervejeiro chefe por mais de oito anos na Bluegrass Brewing e é o atual cervejeiro da Against The Grain Brewery and Smokehouse (Louisville, KY). Juiz de cervejas (South Beer Cup).

Megan Garrity (Estados Unidos)

Cervejeira caseira desde 2011, atualmente possui uma cervejaria cigana chamada Greenga Brewing (Lima). Juíza BJCP, já julgou na Copa Cervezera Mitad del Mundo.

​Gabriel Lara (Chile)

Engenheiro de Alimentos, cervejeiro da World Brewing Academy (WBA) e sommelier de cervejas. Sócio-fundador da Celebrew Chile.

​Oscar Garrido (Chile)

Mestre em Viticultura e Enologia, fundador da microcervejaria chilena Granizo, é especialista em cervejas envelhecidas em barril e com uso de distintos microrganismos fermentativos.

Diego “Van Der Saar” Castro (Argentina)

Juiz de cervejas (European Beer Star, World Beer Cup), consultor independente de cervejas e sócio no brewpub On Tap (Rosário).

Gabriel Reynoso (Argentina)

Mestre cervejeiro chefe na cervejaria La Paloma Brewing (Mar del Plata), instrutor de degustação de cervejas. Juiz BJCP, já julgou na South Beer Cup e na World Beer Cup, além de compor o júri de diversos concursos nacionais na Argentina.

​Martín Boan (Argentina)

Engenheiro Químico, mestre em
Tecnologia Cervejeira e Malteira, sommelier de cervejas e cicerone
certificado. Sócio-fundador da BA-Malt, do Centro de Cata de Cerveza
e do Bierlife Brewpub.

​Carolina Perez (Argentina)

Engenheira Química, juíza nacional BJCP, com formação em Gastronomia e Alta Cozinha, é sócia-fundadora da BA-Malt, do Centro de Cata de Cerveza e atuou como analista sênior de controle de qualidade na cervejaria Quilmes.

​Pablo Pereiro (Uruguai)

Engenheiro da Computação por
formação, é juiz BJCP e organizador da Copa Nacional de Cervecerías de Uruguay.

JUÍZES NACIONAIS

​Kátia Jorge

Química, doutora em Ciências de Alimentos, mestre em Bioquímica, trabalhou em empresas da área de bebidas como Cervejaria Brahma e Cervejaria Devassa.

​Paulo Schiaveto

Engenheiro de Produção e mestre cervejeiro, atua como consultor na área cervejeira e professor na ESCM (Blumenau).

​Marco Falcone

Cervejeiro e sócio da Falke Bier, vice-presidente do Sindbebidas/FIEMG, presidente do Conselho Deliberativo da Acerva Mineira, sommelier de cervejas e membro da Associação dos Sommeliers de Cerveja da Alemanha.

​Cilene Saorin

Engenheira de Alimentos, mestre cervejeira e sommelière de cervejas. Leciona na Escuela Superior de Cerveza y Malta e é presidente da Associação
Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte.

Rodrigo Sawamura

Engenheiro de Alimentos, cozinheiro
chef internacional, sommelier de cerveja, mestre em estilos. Atual coordenador dos cursos de sommelieria e harmonização da Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau).

​Fabiana Arreguy

Jornalista de formação, produz e apresenta o programa Pão e Cerveja na rádio CBN-BH. É sommelière de cervejas e sócia da Academia Sommelier de Cerveja de Minas Gerais.

​Fernanda Ueno

Engenheira de Alimentos e de Processos, sommelière de cervejas, com formação em Tecnologia Cervejeira. É mestre cervejeira na Cervejaria Colorado e na Japas Cervejaria, da qual também é co-fundadora.

​José Raimundo Padilha

Publicitário, sommelier de cervejas, consultor cervejeiro, diretor de conteúdo e marketing do e-commerce The Beer Planet, professor na Escola Superior de Cerveja e Malte.

​Adriano Bovo

Juiz BJCP, sommelier de cervejas, um dos membros
fundadores da Associação de Cervejeiros Artesanais da Bahia (ACervA – BA), cervejeiro caseiro e médico ortopedista por formação.

​Bárbara Mörtl

Sommelière de cervejas e Mestre em
Estilos, com formação em Gastronomia.

​Victor Marinho

Sommelier de cervejas, especialista em
estilos, atualmente é diretor industrial e cervejeiro da Cervejaria
Dádiva.

​Bob Fonseca

Jornalista responsável pelo blog
"Cerveja na Mesa", do portal da Veja São Paulo, e colunista bimestral de cervejas da Revista Menu. Autor da enquete "Os Melhores do Ano na Cerveja".

​Daniela Dezordi

Engenheira Química com mestrado em cervejaria e sommelière de cervejas, é gerente corporativa de qualidade na Anheuser-Busch InBev.

​Doug Merlo

Cervejeiro caseiro, juiz BJCP, sommelier
de cervejas, mixologista, escreve para o blog "O Caneco" e leciona na Escola Superior de Cerveja e Malte.

​Fernanda Meybom

Engenheira Química, sommelière de cervejas, mestre em estilos e avaliação de cervejas, atualmente leciona na Escola Superior de Cerveja e Malte.

​Gabriela Müller

Bacharela em Farmácia, mestre em Biotecnologia, doutora em Bioquímica, é gerente de produção e desenvolvimento de produtos na Levteck, além de lecionar na Escola Superior de Cerveja e Malte.

​Joyce Oliveira

Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos, bacharela em Administração de Empresas, sommelière de vinhos e cervejas, proprietária do empório cervejeiro "Música no Palato" e sensory trainer da FlavorActiv.

​Juliana Koerich Laureano

Sommelière de cervejas, mestre em estilos e médica mastologista por formação.

​Marcos Odebrecht Jr.

Cervejeiro caseiro, juiz BJCP de
cervejas e hidromel, diplomado em Tecnologia Cervejeira, leciona na
Escola Superior de Cerveja e Malte e é o malteiro responsável na
Maltes Catarinense.

​Gil Lebre

Sommelier de cervejas, é escritor cervejeiro e criador do blog A Perua da Cerveja, além de ser dono de uma loja de cervejas especiais homônima.

​Taiga Cazarine

Jornalista, sommelière de cervejas,
mestre em estilos e beer huntress da empresa Beer.

​Fábio Koerich Ramos

Cervejeiro caseiro desde 2008, é sommelier de cervejas, juiz BJCP e sócio da cervejaria Armada Cervejeira (SC).

​Rafael Strappazzon

Economista e Master of Business Administration em Gerenciamento de Projeto. É sócio-proprietário da Armada Cervejeira e proprietário da Strappa Live Kombucha, juiz BCJP e sommelier de cervejas.

Ronaldo Rossi

Chef de cozinha, professor e consultor na área de gastronomia. Especialista em cervejas, harmonizações com cerveja e desenvolvimento de receitas com utilização de cervejas. Jurado de concursos cervejeiros e colunista da Revista da Cerveja.

​Fernanda Lazzari

Cervejeira caseira, destiladora caseira,
sommelière de cervejas, juíza de cerveja nível National e juíza de hidromel pelo Beer Judge Certification Program (BJCP). Sócia-proprietária na Morada Cia. Etílica.

​Humberto Fröhlich

Proprietário e cervejeiro da cervejaria Babel , membro da diretoria da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) e juiz de cerveja nível National pelo BJCP.

​Rosaria Penz Pacheco

Cervejeira caseira, juíza BJCP, sommelière de cervejas, dona de bar/restaurante

​Leonardo Sewald

Cervejeiro por formação e sócio-proprietário da Cervejaria Seasons. Sócio-fundador da Acerva Gaúcha e membro da Brewers Association, ASBC e MBAA.

Mauricio Chaulet

Cervejeiro e sócio na Cervejaria Mutante e Lagom Pub (RS). Juiz BJCP e cervejeiro caseiro desde 2006.

​Edu Pelizzon

Sommelier de cervejas, técnico
cervejeiro e mestre em estilos.

​Sady Homrich

Baterista da banda Nenhum de Nós, é engenheiro químico por formação, consultor cervejeiro e comanda a coluna Burgomestre, na Revista da Cerveja.

Bia Amorim

Sommelière de cervejas, guia etílica, colunista de cervejas e professora de cursos diversos ligados à cerveja. Jurada no Festival Brasileiro de Cervejas de Blumenau (2014 e 2018), no reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro (2017 e 2018) e Mondial de La Bière SP (2018).

​Laura Brait

Bacharela em Engenharia de Alimentos, mestre cervejeira e formada em tecnologia cervejeira.

Laura Aguiar

Engenheira de Alimentos por formação, é técnica cervejeira, mestre cervejeira e sommelière de cervejas. Atualmente é a gerente corporativa responsável pelas áreas sensorial e de ciência do consumidor na Abinbev (onde atua desde 2007) e leciona na ESCM.

​Marina Pascholatti

Engenheira agrônoma, técnica em alimentos e sommelière de cervejas. Atualmente é mestre cervejeira na cervejaria Goose Island.

​Lucas Meneghetti

Cervejeiro caseiro amplamente premiado, é juiz BJCP, sommelier de cervejas e proprietário do bar Roister.

​Daiane Colla

Jornalista, sommelière de cervejas, mestre em estilos e avaliação e Certified Beer Server.

​Tiago Dalberto

Doutor em Genética e Biologia Molecular, é sommelier de cervejas e ministra cursos de produçãode hidromel.

CATEGORIAS

Com base no Guia de Estilos da Brewers Association, nesta edição serão 26 categorias ao todo, com o pioneirismo de incluir as Juicy and Hazy Ales e a manutenção do estilo Catharina Sour. Haverá premiação para os melhores representantes de cada categoria, bem como para a Cervejaria do Ano e a cerveja Best-of-Show (melhor cerveja da Copa).

​EDIÇÕES ANTERIORES

Em sua primeira edição a Copa da Cerveja POA alcançou números que já a posicionam como o segundo maior concurso em número de amostras inscritas do país e o décimo primeiro em âmbito internacional. Foram 719 inscritas, mais de 150 cervejarias participantes e um grupo de juízes composto por mais de 30 profissionais. A Armada Cervejeira de Santa Catarina levou para casa o troféu de Melhor Cervejaria do Ano, enquanto a English Serelepe Brasileira da Caatinga Rocks de Maceió foi eleita a melhor cerveja do evento.

Galeria